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terça-feira, 12 de maio de 2009

Falta de Processos

A Falta de processos e ocupações bem definidas é que o traz as empresas grandes dificuldades na sua operacionalização, é um dos principais motivos dos conflitos nas relações interpessoais no trabalho.

Esta afirmação é uma constatação da realidade das empresas de médio a grande porte, há uma grande perda de tempos e conflitos são gerados pelo simples fato de não haver os processos de comunicação e ações bem definidas, principalmente o não conhecimento de toda empresas das ocupações de cada profissional.

Em processos de Tecnologia da Informação, é impossível realizar um projeto sem que haja a cooperação dos vários setores que compõe a empresa, em muitos casos suas necessidades devem casar com as demais necessidades de outros projetos, que entram numa denominada fila de urgência, a qual é determinada por alguém com conhecimento geral da empresa. Até o momento um processo normal, o problema se agrava quando necessitamos de algo que precisa ser feito e a coisa não deslancha. Até onde eu posso ir? Como falar para o meu colega ao lado que ele precisa fazer o trabalho dele ou deixou de fazer-lo? São várias questões que norteiam este processo, e principalmente, é preciso resolver sem magoar ninguém, afinal dependemos destes colegas para o resultado seja positivo.

A Falta de um organograma bem definido e processos bem definidos transformam nossas vidas num caus, e mais importantes que bem definidas, devem ser de conhecimento de todos para que a empresa não fique emperrada aguardando o aval de uma única pessoa para tomada de decisão.

No entanto, definir estes processos não é uma tarefa fácil, porém necessária. Existem vários ganhos gerados na perspectiva da empresa que adota esses padrões. Eu considero um dos ganhos mais importantes é a formação de equipes auto-gerenciáveis. Estas equipes poderão definir suas próprias metas, gerenciar suas tarefas e partilhar seus resultados.

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