Pesquisa

domingo, 10 de agosto de 2008

Cinco Minutos

Um dia escutei essa história de um amigo que realizou uma entrevista numa multinacional, uma empresa de ''grandes luzes''. Então, uma vez na empresa, o diretor do setor a qual ele iria se candidatar deu-lhe as seguintes instruções: ''Você tem cinco minutos para dizer o porquê está aqui e quais as suas ambições nesta empresa? No final farei minhas considerações''. Muito nervoso pois nunca havia passado por tal situação começou a falar e notou que seu interlocutor prestava muita atenção em suas palavras e sempre realizando anotações e de olho no relógio de pulso.

A primeira vista parece estranho, mas, esse tal diretor não fez o que na maioria das vezes nós fazemos, não esperamos sequer cinco minutos para avaliar uma pessoa ou situação e já damos o nosso parecer final.

Já imaginou se todas as decisões, todas o e-mail''s, telefonemas, palavras, atos ou ações que você fizesse sem pensar, pudesse voltar e esperar cinco minutos? Esse tempo poderia ter mudado o rumo de muitas coisas, inclusive do nosso próprio futuro. É comum ouvir das pessoas que tomaram uma atitude errada ou quando viu alguém e de posse de poucos argumentos fez um mau juízo, e quando conhecemos melhor, percebe que é totalmente contrária a versão que você havia realizado dela. Como esses dias estava no nick do msn de uma colega ''É um erro teorizar sem fatos concretos''.

Mas calma, não podemos culpar-nos por isso. Nós vivemos na época das soluções cada vez mais rápida, porém, com o tempo, percebemos que solução rápida é importante, mas o melhor é solução justa e correta, nos negócios e a vida pessoal.

Seguindo esse lembrete podemos corrigir muitas possíveis falhas que podemos cometer, vamos ser pró-ativos em nossas vidas, vamos investir no tratamento do que na cura posterior, porque, nem sempre existirá cura de uma situação mal resolvida.

Isso me fez lembrar uma antiga propaganda publicitária de creme para pele que dizia: ''Sabe a diferença entre as mulher novas e as mais experientes?. É que as mais experientes fazem devagar o que as novas fazem correndo''.

Depois de ler esse texto, sugiro que tire cinco minutos para refletir.

Nenhum comentário: