Pesquisa

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

De onde o Ubuntu tira seus nomes?

Á primeira vista é o nome de suas “versões”: Feisty Fawn ou Breezy Badger, nada de nomes óbvios ou sem graça como “XP” ou ‘Millenium”. Apenas para começar os nomes seguem algumas regras óbvias: 1) Como muitos heróis dos quadrinhos, deve possuir as iniciais iguais, como em Peter Parker, Bruce Banner, Wally West e Lex Luthor só para citar alguns. 2) O nome sempre é um adjetivo seguido de um animal. Que é a forma em inglês de adjetivar o mesmo (aqui fazemos o contrário; red car é carro vermelho) e 3) Eles nunca escolhem nem adjetivos e nem animais comuns. Nas duas primeiras os homenageados foram “suínos”, até se especulou que cada versão ganharia o nome de um suíno, talvez esse realmente fosse o plano, mas ele mudou. Embora em “Dapper” isso não tenha sido usado, parece haver um gosto por adjetivos terminados em “y”.Vamos checar os nomes:

O que significa: “Warthog” é o irmão africano do animal que Obelix come no café da manhã: o Javali. O problema mesmo é “Warty”. Segundo o Webster’s Dicionário Inglês-Português de Antônio Houaiss, tal palavra somente possui quatro significados que no final dão no mesmo: Verrugoso, verrucoso, verrugento e averrugado. Não sei se algum programador estava de ssacanagem na hora de dar o nome. O código de desenvolvimento era “sounder”, que em inglês arcaico era usado para designar uma manada de porcos selavagens.

Ícone da espécie: Qual o Javali Africano mais famoso de todos? Pumba! Ele não apenas disseminava sua filosofia “Hakuna Matata”:”Os seus problemas, você deve esquecer, isso é viver, é aprender”, mas, fez parte de talvez a spin-off mais bem sucedida de todas.

Artigo Completo publicado no 1001gatos.org

Nenhum comentário: